segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Problemas do Ensino na Faculdade de Letras

O problema do aluno que termina o ensino médio e escolhe sua graduação "jogando dados" é universal. O ensino médio joga um monte de informações na cabeça do indivíduo que mais confundem que preparam o estudante para tomar o próximo passo.

Além disso, a faculdade no Brasil tem caminhado cada vez mais para um sucateamento por razões mercadológicas. O indivíduo quer fazer uma faculdade não para aprender, mas para ter menos dificuldade em conseguir um emprego.

O resultado é o ingresso de uma multidão de alunos preparados para uma prova de vestibular e despreparados para o conhecimento acadêmico. O que conseqüentemente vem provocando um “afrouxamento” dos requisitos necessários para que o universitário consiga o diploma.

O caso da faculdade de Letras é grave, o aluno chega ao curso sem saber qual a sua real utilidade e com a expectativa de um curso fácil (um engano comum gerado pelo preconceito contra as carreiras de humanas). E lá se depara com um conhecimento complexo e extenso, ministrado através de um método que ignora as aptidões do aluno e que se quer prepara-o para exercer adequadamente o cargo de professor, quanto mais à miríade de carreiras que poderia.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

É por isso que eu amo o Neil...

E existe algo mais amável do que bons escritores? Eu até fazia parte da comunidade "Good Wrighting is Sexy" antes do Orkut me banir permanentemente. Se ele fosse mulher talvez eu até me casasse com ele.

Então, sem mais delongas, divirtam-se com Neil Gaiman & His Magnificent Oracular Journal


Ps.: This note is for Neil himself, if someday he reads me:

Neil,
Yes I do love your writings and I wold love to marry you if one of us was a woman...

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Matrix: Baixo Orçamento

Refilmagem da cena "rooftop sequence" por alunos da USP:
MATRIX: BAIXO ORÇAMENTO

*Nota mental, escolher um curso de graduação mais divertido da próxima vez...

sábado, fevereiro 10, 2007

"A Juventude é uma Banda numa Propaganda de Refrigerantes"

A juventude é uma coisa incrível, faz do nosso mundo um lugar divertido e da nossa vida uma aventura. Somos impetuosos, espirituosos, aventureiros, divertidos, sinceros... enfim, jovens! São tantas coisas novas e, ao mesmo tempo, é sempre como se o mundo fosse acabar no próximo instante. Pena que passa tão rápido.

Pessoalmente, não me arrependo de quem eu sou agora e acredito que eu não trocaria o que eu tenho para poder viver isso novamente (isso é porque eu não sou mais adolescente, senão com certeza o faria... rs). É só que...

Sei lá... nostalgia.