segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Problemas do Ensino na Faculdade de Letras

O problema do aluno que termina o ensino médio e escolhe sua graduação "jogando dados" é universal. O ensino médio joga um monte de informações na cabeça do indivíduo que mais confundem que preparam o estudante para tomar o próximo passo.

Além disso, a faculdade no Brasil tem caminhado cada vez mais para um sucateamento por razões mercadológicas. O indivíduo quer fazer uma faculdade não para aprender, mas para ter menos dificuldade em conseguir um emprego.

O resultado é o ingresso de uma multidão de alunos preparados para uma prova de vestibular e despreparados para o conhecimento acadêmico. O que conseqüentemente vem provocando um “afrouxamento” dos requisitos necessários para que o universitário consiga o diploma.

O caso da faculdade de Letras é grave, o aluno chega ao curso sem saber qual a sua real utilidade e com a expectativa de um curso fácil (um engano comum gerado pelo preconceito contra as carreiras de humanas). E lá se depara com um conhecimento complexo e extenso, ministrado através de um método que ignora as aptidões do aluno e que se quer prepara-o para exercer adequadamente o cargo de professor, quanto mais à miríade de carreiras que poderia.

2 comentários:

  1. auhuahauhua mto bom o oraculo do Neil!! e mto boa a regravacao da cena no topo do predio XD po, mtas saudades!! mto bom ver o povo e vc no jogo!!! ^^ =*

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:02 AM

    Eu resolvi fazer Letras porque ouvi dizer que tem bastante mulheres no curso. =)
    Ei Juca, tá afim de adotar um calouro? Preciso que vc me dê o caminho das pedras pra sobreviver lá na FFLCH.
    Ah, e nenhuma faculdade neste pais está apta a preparar os futuros professores para realidade da sala de aula nas escolas públicas brasileiras. Vai por mim, eu sei do que estou falando. =)

    ResponderExcluir