terça-feira, julho 31, 2007

Faculdade à Tarde

Ainda não deu tempo para virar rotina, já que até agora eu só tive uma aula, mas é muito estranho voltar a estudar a tarde depois de... 17 anos? É tempo pacas.

Aliás, eu fui totalmente no clima de colégio, usando um all stars novo, com aquela mesma sensação de estranheza por pisar com um tênis baixo e sentir a palmilha de pano gelada do frio escorregando de forma esquisita por baixo do pé (é, fazia também uns 17 anos que eu não usava um tênis assim).

Cheguei na USP em cima da hora e ainda demorei para localizar a sala, mas ainda assim cheguei antes do professor e mesmo dos alunos. Estes eram quase totalmente diferentes do que eu imaginava que iria encontrar, tanto em número quanto em aparência e idade, o que só contribuiu para aumentar a sensação de estranhamento. Mas estranhamento por estranhamento eu sempre fui muito bom em me sentir deslocado. Coisas de Nerds.

Depois de seis anos estudando literatura eu não me lembrava mais da sensação de novidade quando entrava em uma sala de aula. Acho que inconscientemente esperava que em algum momento o professor de História da Arte do Brasil II dissesse quanto às influências que levaram ao modernismo na arte brasileira fossem culpa do romantismo. E para a minha surpresa a citação mais próxima da literatura foi sobre Mario de Andrade, como principal crítico de arte da época, é claro...

Mas estranhamentos a parte foi muito bom. E eu saí de lá pensando no que uma amiga disse sobre termos uma certa idade para fazer aquilo que realmente queremos e não o que nossos pais ou ouras pessoas nos empurram goela abaixo.

5 comentários:

  1. Anônimo5:34 PM

    Com certeza o estranhamento foi positivo!
    Imagina se ao entrar na nova sala você se deparasse com o mesmo professor e os mesmos rostos antes vistos no outro curso...?
    Se a matéria fosse abordada da mesma forma e nada tivesse mudado...?
    Ai sim, não teria valido a pena ter retirado o balde da frente, que antes havia sido chutado por uma longa data... ai sim... Você teria trocado seis por meia dúzia e teria aquela sensação... Do "porque troquei?"... Tantas indecisões, tanta insegurança vencida pra que??
    Agora você tem uma resposta...! Justamente venceu todas as incertezas e insegurança para encontrar essa novidade gostosa... esse friozinho na barriga de toda criança que muda de escola...rs
    É bom! E o melhor ainda é saber que o que você já aprendeu... ninguém te tira ! Afinal, o conhecimento não se perde, se soma!
    A única coisa triste nisso tudo... É que fiquei sem meu companheiro de tardes e ratos... unf =(
    Mas tudo bem... como já te disse... É por uma boa causa... Te divido com a Usp! rs =P
    bjs Bonnie

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!
    Quero saber dos detalhes e de todos os estranhamentos...que devem ter sido deliciosos!hahaha
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:07 PM

    E como ficou seu horário no trabalho por conta dessa mudança?

    ResponderExcluir
  4. Não ficou, vou trabalhar na agência só até o final de agosto e depois vou ficar só com os freelas em que estou trabalhando nas horas vagas.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9:25 AM

    As coisas podem realmente nos supreender de forma positiva. A sensação de estranhamento pode passar, ou, se você gostar um pouquinho dela, pode ficar também. Você escolhe. O mais interessante é que a gente não sabe que pode escolher, né? Pois é. A gente pode. Parabéns por mais essa conquista, realmente nunca é tarde... E estudar à tarde pode ser aquela desculpa que você precisava para não trabalhar fixo e cultivar o tão produtivo ócio criativo. Esse pessoal lítero-artistico-ócico-anciânico, viu! Vou te contar! Mas chega de neologismos por hoje.

    ResponderExcluir